Crianças têm aula sobre biodiversidade e reciclagem na biblioteca municipal

Em vez da tradicional sala de aula, alunos da Emef (Escola Municipal do Ensino Fundamental) Nossa Senhora do Livramento tiveram hoje (6) uma aula sobre biodiversidade e reciclagem na biblioteca municipal. O local escolhido foi a sala do Centro de Educação Ambiental do Condema (Conselho de Defesa do Meio Ambiente). Um espaço estratégico para a sensibilização do público na questão do meio ambiente.
O bate-papo foi com o engenheiro agrônomo Sidney Antônio Roseiro Goulart Júnior. Ele explicou que a questão ambiental está em alta por razão simples: necessidade de sobrevivência. “É preciso melhorar as questões ambientais ao nosso redor, protegendo os rios e o solo da nossa cidade, para garantir o futuro das próximas gerações”. O tema apresentado faz parte das propostas do Programa Município VerdeAzul.
Para a professora Deusa Medeiros Cymbra, o debate é mais uma ferramenta para conscientizar as crianças sobre os cuidados com o meio ambiente. “É importante o acesso à informação para termos um mundo melhor. É um sonho viver e conviver com a natureza, sem causar nenhum mal. É preciso repassar o conhecimento para que outras pessoas possam fazer parte dessa transformação”, frisou.
O aluno Jeferson Gabriel de Carvalho Sousa disse que as pessoas devem cuidar melhor da natureza. “Não podemos causar danos na cidade. Temos que melhorar o meio ambiente. É um lugar bom para se viver”, comentou. Para Keren Hapuck Gonçalves, todos precisam contribuir para melhorar o planeta. “Precisamos cuidar do meio ambiente para termos um lugar melhor para vivermos”, concluiu.
Quando mais cedo o tema for discutido com as crianças, segundo o engenheiro, maiores são as chances de despertar a consciência pela preservação. “A educação para uma vida sustentável começa em não jogar lixo em locais indevidos, não fazer queimada, evitar o desperdício de água e materiais, proteger e reflorestar matas, reciclar e preservar a natureza”, encerrou.
Letícia Possani, química do Saaemb (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama) explicou que pequenas ações podem transformar a cidade. O tema deste ano do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado ontem (5) é “Acabe com a poluição plástica”. “O objetivo é chamar a atenção da sociedade para reduzir a produção e o consumo excessivo de produtos plásticos descartáveis”, argumentou.
Participaram profissionais do Governo do Município e representantes do Saaemb (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama).
SUSTENTABILIDADE
 Para colocar em prática o conceito de sustentabilidade é necessário se atentar para detalhes que fazem a diferença e impactam positivamente na preservação do meio ambiente. Pequenas mudanças podem tornar sua vida melhor e ajudar a natureza ao mesmo tempo.