Ecoponto para descarte de vidros já funciona em Buritama

Com iniciativa da prefeitura de Buritama e com apoio do Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente (SAAEMB), o município criou um Ecoponto para receber vidros nas cores verde, marrom e incolor. O material é 100% reciclado, mas é possível encontrar jogado em ruas, terrenos, praças e no aterro sanitário.

O Ecoponto está localizado na rua Chafic José Abdo, no prédio do almoxarifado municipal, ao lado da guarita de entrada. O descarte incorreto prejudica o meio ambiente e pode se transformar em criadouro do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya.

De acordo com dados do Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), o país, produz por ano, em torno de 980 mil toneladas de embalagens de vidro. Deste montante, 45% da matéria-prima é reciclada na forma de cacos. O mercado de vidraçaria compra o material de catadores ou recebe por meio de campanhas de conscientização.

Os moradores podem descartar o material sem limite de quantidade, desde que seja apenas vidros. Com isso, o local é uma oportunidade para o destino correto, evitando acidentes com os coletores de lixo doméstico. Por meio da reciclagem, o vidro volta ao ciclo de produção de embalagens, além de fazer parte da composição de asfalto para pavimentação, bijuterias e até de tintas reflexivas.

O diretor do SAAEMB, José Eduardo Marins, ressaltou a importância do projeto para o município. “Com a implementação do Ecoponto, a população poderá colaborar diretamente com a destinação correta dos resíduos. Em breve, será possível constatar a mudança de hábito das pessoas, ao separar o lixo orgânico do reciclável”, disse.

Para ele, a reciclagem de vidro é fundamental para o meio ambiente. “Quando o material é reaproveitado, ele deixa de ir para o aterro ou para a natureza. Outro ponto importante é que a reciclagem serve como gerador de renda para muitas famílias que atuam principalmente em cooperativas de todo país”, acrescentou o diretor.

Reciclagem

Serviço

O Ecoponto fica localizado na rua Chafic José Abdo, no prédio do almoxarifado municipal, ao lado da guarita de entrada. Os moradores podem descartar o material a qualquer horário ou dia da semana. O acesso é externo não havendo necessidade de entrar no local.  Informações sobre o projeto pode ser obtido pelo telefone (18) 3691-9200.

Publicado: 18/10/2022 – às 14h28