Curso apresenta procedimentos corretos para poda de árvores em Buritama

In Destaque

O Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente (Saaemb) realizou ontem (13), no Centro Cultural, curso gratuito de poda de árvores. O objetivo da capacitação foi adequar e padronizar os procedimentos de poda, tirar dúvidas dos profissionais da área, apresentar técnicas corretas com pequenos cortes e fazer o manejo, de preferência, em árvores jovens.
As árvores desempenham papel fundamental na qualidade de vida das cidades. Diminuem a temperatura do ambiente, atuam como filtro natural, absorvem gás carbônico e liberam oxigênio, humaniza a cidade e melhora a qualidade de vida, preserva a biodiversidade do meio urbano, embelezam ruas e casas, absorvem água da chuva e reduzem a poluição sonora.
Segundo o engenheiro agrônomo, Sidney Antônio Roseiro Goulart Júnior, a arborização urbana é uma das diretivas de avaliação de desempenho do Programa Município VerdeAzul, da Secretaria de Meio Ambiente, que contribui para a eficiência da agenda ambiental nos municípios. “As podas devem reduzir ou delimitar o volume da árvore, no sentido de ocupar o espaço disponível, evitando que seja mutilada por podas drásticas ou executadas com imperícias”, explicou Júnior.
De acordo com o engenheiro, há quatro tipos de podas de árvores. A primeira é a poda de formação que confere a árvore uma forma adequada durante o seu desenvolvimento; de limpeza refere-se a ramos mortes, danificados, doentes ou com pragas; outra opção é a de emergência que remove partes das árvores que coloca em risco a segurança das pessoas; a última é conhecida como poda de adequação e o profissional pode eliminar partes da árvore que podem causar danos a casas e prédios.
Infrações e multas estão previstas em lei e a pena pecuniária corresponde a 100 Unidade Fiscal do Município (UFM) por ocorrência. O valor da multa é de R$ 370,35 e as multas podem ser aplicadas em dobro em caso de reincidência; realização de poda, remoção ou injúria e ser realizada em período noturno, finais de semana e feriados; quando os danos ocorrerem no período de nidificação (presença de ninhos).
Os participantes do curso vão receber certificado. Para fazer denúncia sobre poda de árvores, os moradores podem ligar nos seguintes números (18) 3691-1306 ou 3691-2576.

Você também pode ler!

Queimada é tema de palestra ministrada por bombeiro, em Buritama

A palestra “Prevenção e combate de incêndios em vegetação natural e cultivada” é tema importante para início da seca

Read More...

SAAEMB adquire equipamento para detectar vazamento de água

O Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama (SAAEMB) adquiriu um novo equipamento para verificar vazamento

Read More...

SAAEMB participa de reunião sobre nova resolução do Município VerdeAzul

O Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama (SAAEMB), representado pela química Letícia Souza Possani, participou

Read More...

Mobile Sliding Menu