Primavera é a estação das flores e da reprodução dos pássaros: confira orientações do SAAEMB

In Meio Ambiente

A primavera começou oficialmente no final de setembro e vai até o dia 21 de dezembro. É um período onde os moradores podem observar a floração das árvores, o retorno dos pássaros e a reação da natureza ao fim da seca e o início das chuvas. Com as mudanças no clima também será possível ver o aumento dos alimentos e o início do período reprodutivo.

A estação é conhecida como a renovação da vida, para que esse objetivo seja alcançado um fator torna-se fundamental nessa somatória: o ecossistema. Ter oferta de alimento e abrigo é necessário para evitar que aves deixem de ser um atrativo prazeroso no município. A árvore é essencial nesse processo e ter um município arborizado ajuda a manutenção da biodiversidade.

É nesse momento que os seres humanos podem contribuir, seja no plantio de novas mudas de árvores, ou por meio de uma poda consciente em áreas urbanas. Nas cidades, os benefícios se multiplicam com a diminuição da poluição sonora, com a criação de barreiras de proteção contra o vento, reduzem a luminosidade excessiva e ainda fornecem a sombra.

Segundo o diretor do Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente (SAAEMB), José Eduardo Marins, as árvores são fundamentais para a regulação da temperatura, umidade e qualidade do ar. Ele citou ainda que para um processo satisfatório, é preciso ter um ecossistema saudável com oferta de alimento e abrigo, o que pode ser ofertado pelas árvores.

“Elas podem contribuir de diversas maneiras para a manutenção da qualidade de vida da população e dos animais. Diante de todos os benefícios não restam dúvidas sobre a importância de plantar uma árvore. Toda pessoa precisa passar por essa experiência, além de garantir uma beleza cênica a cidade, também é enriquecedor cuidar do meio ambiente”, enfatizou.

Para obter um plantio consciente, o morador, além de cuidar diariamente da muda, ele precisa se atentar para alguns pontos importantes, entre eles, se questionar se a árvore é de uma espécie nativa, se oferece frutos, se poderá disponibilizar pólen e néctar para as abelhas, compreender como é o ciclo de desenvolvimento e buscar informações sobre as regras urbanas da prefeitura municipal.

Publicado: 20/10/2022 – às 07h30

Você também pode ler!

Queimada é tema de palestra ministrada por bombeiro, em Buritama

A palestra “Prevenção e combate de incêndios em vegetação natural e cultivada” é tema importante para início da seca

Read More...

SAAEMB adquire equipamento para detectar vazamento de água

O Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama (SAAEMB) adquiriu um novo equipamento para verificar vazamento

Read More...

SAAEMB participa de reunião sobre nova resolução do Município VerdeAzul

O Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama (SAAEMB), representado pela química Letícia Souza Possani, participou

Read More...

Deixe uma resposta:

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu