Ecoponto em Buritama dá destino correto a pneus descartados

In Município VerdeAzul

Os pneus em desuso podem ter um destino mais sustentável em Buritama. Com a parceria entre poder público e um empresário da cidade surgiu no município o Ecoponto de pneus. Um local adequado para receber o produto inservível e dar um destino correto. O espaço fica no Distrito Industrial e o objetivo é diminuir a incidência de objetos descartados nas vias públicas, terrenos baldios e aterro sanitário municipal.

Segundo o Departamento de Saúde, os pneus são recolhidos e armazenados em um galpão coberto, com estrutura apta para receber esse tipo de material. A meta é que o material não fique muito tempo depositado no local, por isso o município fechou uma parceria com uma empresa localizada em São Paulo.

Os produtos ficam armazenados até atingir cerca de uma carga de um caminhão grande, que são coletados e reciclados pela empresa Reciclanip, no qual dão destino adequado ao material recolhido. A retirada acontece em uma data agendada, podendo variar de acordo com a demanda, sem gerar ônus ao município. Os pneus reciclados são transformados em massa de asfalto, fonte de combustível alternativo, tapetes de automóveis, pisos de quadra poliesportiva e produtos derivados da borracha.

De acordo com o agente de saneamento da Divisão das Vigilâncias, Luiz Carlos Dias, a implementação do Ecoponto ocorreu em 2010, em uma parceria com o empresário José Euzébio de Oliveira. “Dentre os ecopontos, existem os destinados exclusivamente a coleta de pneus inservíveis. Os pneus, tradicionalmente, vilões no controle do vetor, passam a ter destino ambientalmente adequado. Por meio de parcerias entre o poder público, empresas, fabricantes, revendedoras e reformadoras de pneumáticos”, diz.

Ele lembrou que a Vigilância Sanitária vistoria periodicamente os pneus depositados no local, onde são verificados se há acúmulo de água. O Ecoponto recebe pneus de borracharias, bicicletarias e de oficinas de motos. A entrega acontece com o material seco, para que o objeto não se transforme em criadouro do mosquito Aedes aegypti”, afirmou.

Para o diretor de Saúde, Edilson Carlos de Paiva, o projeto visa à prevenção e o combate à degradação do meio ambiente. “Esse projeto, além de ajudar a diminuir a poluição, também colabora com os serviços de limpeza da cidade. Outro ponto importante é a diminuição de criadouros do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya”, finalizou o diretor.

O Ecoponto fica na rua Pedro Cícero da Silva, s/nº, no bairro Distrito Industrial. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e atende também as cidades de Zacarias, Planalto e Lourdes.

MEIO AMBIENTE

O Ecoponto é um projeto importante e contribui com as ações voltadas ao meio ambiente. Em Buritama, o Departamento de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente em parceria com o Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama (SAAEMB) desenvolvem atividades para conscientizar a população sobre a necessidade da preservação da natureza.

Segundo o diretor do SAAEMB, José Eduardo Marins, as empresas que buscam por melhores condições ambientais, além de contribuir para uma sociedade mais sustentável, garante sobrevida ao Planeta. “É um desafio atrair empresas e moradores para os projetos ambientais desenvolvidos no município, no entanto, é importante que todos sejam responsáveis por fazer de nossa cidade um lugar ambientalmente melhor para viver”, finalizou o diretor.

Publicado: 18/11/2022 – às 14h36

 

Você também pode ler!

Queimada é tema de palestra ministrada por bombeiro, em Buritama

A palestra “Prevenção e combate de incêndios em vegetação natural e cultivada” é tema importante para início da seca

Read More...

SAAEMB adquire equipamento para detectar vazamento de água

O Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama (SAAEMB) adquiriu um novo equipamento para verificar vazamento

Read More...

SAAEMB participa de reunião sobre nova resolução do Município VerdeAzul

O Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama (SAAEMB), representado pela química Letícia Souza Possani, participou

Read More...

Deixe uma resposta:

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu