Biodiversidade: SAAEMB busca refletir sobre nossa contribuição com o meio ambiente

In Destaque

Já parou para refletir sua relação com o meio ambiente? Antes mesmo de levantar da cama, talvez o primeiro som a ouvir é de algum passarinho a cantar lá fora. Ao se vestir, possivelmente tenha retirado do guarda-roupas alguma camisa de algodão, deve ter caminhado, preguiçosamente, ao banheiro e escovado o dente com água limpa e utilizado uma pasta com extrato de plantas, como, por exemplo, a menta.

Em sua rotina, acredita-se que o próximo passo foi tomar um banho, novamente com água limpa e utilizado sabonete e shampoo feito de alguma planta, quem sabe seja de babosa ou camomila. No café da manhã, as opções poderiam ser um saboroso pão feito com fermentação natural, iogurte, mel, entre outras opções que sejam retirados na natureza que você nunca parou para refletir.

Se continuar, posso adivinhar novas ações sobre seu dia, até a hora que chegar em casa para tomar banho, jantar e descansar de um dia de trabalho. Possivelmente haverá novos acertos, alguns erros. Independentemente de suas escolhas, na maior parte do tempo, a biodiversidade estará presente em suas ações. Ao refletir, precisamos levar em questão, o que temos feito para cuidar do planeta?

A palavra “biodiversidade”, segundo a organização não-governamental WWF-Brasil, para compreender, é preciso considerar o termo em dois níveis diferentes: “todas as formas de vida, assim como os genes contidos em cada indivíduo, e as inter-relações, ou ecossistemas, na qual a existência de uma espécie afeta diretamente muitas outras”. A diversidade está em todos os ambientes, desde que o homem não a destrua.

Pode até parecer distante de sua realidade e o assunto, até seja complexo, não é? Para não restar dúvidas, a biodiversidade é tudo aquilo que tenha vida e o que é produzido por ela. A “variedade da vida”, é parte importante do termo, mas que não refere somente a diferentes espécies de animais, plantas, fungos, bactérias e outras formas de vida, vai além, a outras escalas da existência da vida.

Comece a reparar seu cotidiano, desde o início do seu dia, quando pousa em sua janela um passarinho que canta doces melodias, é a biodiversidade se apresentando gratuitamente. Os cosméticos, medicamentos, a comida, as roupas, e tantas outras aquisições, tudo isso, e muito mais, está literalmente ligado a biodiversidade, então, não são apenas descartáveis, são criações feitas com algo fornecido pelo meio ambiente.

O Brasil é o país da biodiversidade, estima-se que entre 15% a 20% de todas as espécies do planeta sejam encontradas por aqui. Não por acaso, a Organização das Nações Unidas instituiu uma data para refletir sobre os cuidados e os riscos da poluição, queimadas e desmatamentos para o planeta. Se até hoje você ainda não fez nada para preservar, está na hora de começar, o meio ambiente pede socorro.

Publicado: 30/12/2022 – às 11h28

 

Você também pode ler!

Queimada é tema de palestra ministrada por bombeiro, em Buritama

A palestra “Prevenção e combate de incêndios em vegetação natural e cultivada” é tema importante para início da seca

Read More...

SAAEMB adquire equipamento para detectar vazamento de água

O Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama (SAAEMB) adquiriu um novo equipamento para verificar vazamento

Read More...

SAAEMB participa de reunião sobre nova resolução do Município VerdeAzul

O Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama (SAAEMB), representado pela química Letícia Souza Possani, participou

Read More...

Deixe uma resposta:

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu