Buritama realiza palestra para formar cidadãos mais conscientes com o meio ambiente

In Palestra educativa

O município de Buritama em parceria com o Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente (SAAEMB), realizaram na segunda-feira (12), na escola estadual Álvaro Alvim, palestra para debater as 17 diretivas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento contou com a presença de professores e alunos do 9º ano do ensino fundamental.

As metas de desenvolvimento sustentável são um apelo para acabar com a pobreza, preservação do meio ambiente e clima, além de oferecer a todas as pessoas, sem distinção, a paz e a prosperidade. Participaram da ação o diretor do Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, Giancarlo Sanches Mestriner, o diretor de Cultura e Turismo, Wilton Rosalino Borges e a química e integrante do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), Letícia Souza Possani.

Com metas de desenvolvimento sustentável, o município tem até 2030 para realizar ações de preservação ambiental. Ao todo, são 17 objetivos, 169 metas e 232 indicadores. A agenda surgiu em 2015, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e o Brasil foi um dos 193 países que assinaram um plano de atividades para proteger o planeta, garantir uma sociedade saudável e uma economia justa.

“O objetivo dessas ações é trabalhar a conscientização e mostrar a importância do trabalho em parceria. Sabemos que a missão é árdua e desenvolver ações voltadas à educação ambiental poderá beneficiar toda sociedade”, comentou Letícia ao dizer que a prática de ações sustentáveis garantirá um impacto positivo para o meio ambiente e qualidade de vida aos moradores. “Cada um pode fazer pequenas ações para colaborar com a redução dos impactos ao meio ambiente, ou seja, ação local por uma causa global.

Para Giancarlo, o município busca implantar a coleta seletiva em parceria com os departamentos de Engenharia, Meio Ambiente, Educação e Transportes. Ele explicou que esse ano foram criados novos ecopontos, criação de comitê de trabalho e inserção das diretrizes das ODS em documentos oficiais. Outro ponto citado foi a parceria do município com a faculdade Unesp, de Ilha Solteira, para estudo arbóreo.

“A palestra é um pequeno passo que nós demos, por uma grande ação que pretendemos fazer. Vão ter muitas outras nas escolas, a palestra de educação ambiental é importante para nossas crianças. É uma chance de mostrar os benefícios de preservar o meio ambiente, de forma educativa, sem imposição, para que eles possam se tornar multiplicadores das informações em suas casas e redes sociais”, enfatizou.

Conforme o diretor de Meio Ambiente, as ações desenvolvidas são fundamentais para o município. “É extremamente necessário implantar atividades, as quais possam beneficiar toda a população, como as que já acontecem na cidade, por exemplo, coleta de óleo, de lixo eletrônico, vidros, água e esgoto tratado, enfim, ações que podem contribuir para a qualidade de vida da população e oferecer um ambiente mais saudável para quem reside na cidade.

Os desafios foram divididos por temas: erradicação da pobreza (1); fome zero e agricultura sustentável (2); saúde e bem-estar (3); educação de qualidade (4); igualdade de gênero (5); água potável e saneamento (6); energia limpa e acessível (7); trabalho decente e crescimento econômico (8); indústria, inovação e infraestrutura (9); redução das desigualdades (10); cidades e comunidades sustentáveis (11); consumo e produção sustentáveis (12); ação contra a mudança global do clima (13); vida na água (14); vida terrestre (15); paz, justiça e instituições eficazes (16); e parceria e meios de implementação (17).

Publicado: 16/09/2022 – às 11h40

Você também pode ler!

Queimada é tema de palestra ministrada por bombeiro, em Buritama

A palestra “Prevenção e combate de incêndios em vegetação natural e cultivada” é tema importante para início da seca

Read More...

SAAEMB adquire equipamento para detectar vazamento de água

O Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama (SAAEMB) adquiriu um novo equipamento para verificar vazamento

Read More...

SAAEMB participa de reunião sobre nova resolução do Município VerdeAzul

O Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama (SAAEMB), representado pela química Letícia Souza Possani, participou

Read More...

Deixe uma resposta:

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu