SAAEMB emite nota após reportagem publicar sobre água contaminada em Buritama

In NOTA OFICIAL

O Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama (SAAEMB) faz esclarecimento sobre a informação divulgada pelo Portal “Repórter Brasil” com base no estudo “Mapa da Água”, o qual apontou que os moradores de Buritama consomem água contaminada.

Em razão das notícias veiculadas, o Diário Oficial da União publicou o Decreto 2.170/2022, divulgado no dia 24 de agosto de 2022, edição 161, seção 1, página 40. O órgão cita departamentos de água da região de Araçatuba, inclusive de Buritama, com quantidade expressiva de substâncias químicas e radiológicas na água para consumo humano.

O SAAEMB informa que a água consumida pela população de Buritama obedece aos parâmetros exigidos pela legislação brasileira, conforme definidos pela Portaria GM/MS nº 888, de 4 de maio, pelo Ministério da Saúde.

A autarquia explica que o erro na alteração dos dados ocorreu durante a digitação do resultado da substância antimônio (substância inorgânica), o qual foi corrigido e alterado no dia 15 de março de 2022. Portanto, em Buritama, os moradores não bebem água contaminada.

O SAAEMB sabe da importância de oferecer água de qualidade para os moradores de Buritama e realiza um controle rígido no sistema de abastecimento, além de promover diariamente análise na água em todas as Estações de Tratamento e pontos de captação na rede de abastecimento da cidade.

Assim, ressaltamos ainda que, o SAAEMB promove melhorias na infraestrutura na rede de abastecimento de água como a troca dos canos de amianto por tubos de PVC. Todas as medidas buscam evitar que os consumidores sejam expostos a substâncias prejudiciais à saúde em desacordo às normas sanitárias.

Publicado: 16/09/2022 – às 11h30

Você também pode ler!

Queimada é tema de palestra ministrada por bombeiro, em Buritama

A palestra “Prevenção e combate de incêndios em vegetação natural e cultivada” é tema importante para início da seca

Read More...

SAAEMB adquire equipamento para detectar vazamento de água

O Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama (SAAEMB) adquiriu um novo equipamento para verificar vazamento

Read More...

SAAEMB participa de reunião sobre nova resolução do Município VerdeAzul

O Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama (SAAEMB), representado pela química Letícia Souza Possani, participou

Read More...

Deixe uma resposta:

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu